Escola Móvel de Robótica Subaquática do SENAI


O projeto é uma iniciativa do SENAI-SP para disseminar a tecnologia no país, tendo em vista que grande parte dos robôs e acessórios utilizados para estas atividades são importados.




A Escola Móvel de Robótica Subaquática foi concebida pela Unidade de Santos e construída pela Escola SENAI de Lençóis Paulista, interior de São Paulo.

Os cursos de aperfeiçoamento em sistemas ROV (Remotely Operated Vehicle) abordam o uso desta tecnologia no crescente mercado “offshore” de exploração de óleo e gás, porém não se limitam a este segmento. Com a mesma riqueza de detalhes são abordadas outras aplicações da robótica subaquática em diversas frentes de trabalho, como apoio a mergulhadores, inspeções de cascos e hélices de navios, inspeções de obras de engenharia submersas (pontes, cais, reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto, etc.), inspeções em usinas hidrelétricas e nucleares, policiamento marítimo e segurança portuária, além de aplicações em pesquisas científicas e consultorias para estudos de impactos ambientais.




Os cursos Teoria de ROV, Piloto Técnico de ROV e Piloto Técnico Avançado de ROV são desenvolvidos na Escola Móvel de Robótica Subaquática, que possui estrutura para atender grupos de 12 alunos, constituída por espaço com recursos audiovisuais e um tanque de 24 mil litros para o desenvolvimento das aulas práticas com os robôs. Os treinamentos são de curta duração, destinados a profissionais que tenham conhecimentos básicos de eletroeletrônica, mecânica, informática ou automação, sendo possível concluir os três módulos em até seis meses.